top of page

Problemas de memória, concentração e agilidade de resposta?

A solução para preservar ou melhorar o desempenho do cérebro pode estar em mudanças simples de hábitos. Sim, porque seu cérebro pode envelhecer, ficar cansado, preguiçoso, mais lento, mais fraco e você pode prevenir que isso aconteça.

 

Confira seis dicas importantes para manter a capacidade cerebral em alta. Dormir bem, beber com moderação, ter alimentação balanceada, praticar atividades físicas, exercitar a cabeça e relaxar estão na pauta.

 

 

Cuide do seu Cérebro

 

3) Evite álcool

O álcool definitivamente não é um parceiro do cérebro. Moderação é a palavra-chave e nada de beber antes de deitar.

1) Durma bem

Dormir menos que o necessário ou dormir mal causa impacto no desempenho intelectual, na memória e na concentração. Um adulto, em média, precisa de sete a oito horas de sono por dia. Mas, dependendo da pessoa, o período pode ser maior ou menor. "Para saber a sua necessidade, é só observar quanto dorme sem despertador em um dia de folga". Para um descanso melhor, torne o quarto aconchegante, não o use como ambiente de trabalho e evite ingerir álcool ou cafeína à noite. Se apresentar problemas como insônia e apneia, procure um médico.

2) Coma bem

Uma dieta balanceada traz benefícios não só para o corpo como também para p cerébro. Além disso, existem alguns alimentos  ricos em vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais que podem ajudar a nutrir o cérebro

  • Germinados (de alfafa, lentilhas e brócolis).

  • Frutos secos, especialmente as nozes.

  • Sementes de girassol: contem ácido fólico, que melhora o rendimento cerebral, e ajuda a prevenir o AVC.

  • Brócolis: excelente para a memória, especialmente se o cozinhamos ao vapor.

  • Aveia: pode toma-la no café-da-manhã, como bebida vegetal ou bem cozida com cremes de verdura e sopas.

  • Banana bem madura: possui vitamina B 6, que intervém na síntese de dopamina, um neurotransmissor que influencia a memória.

  • Chá verde: possui componentes protetores das funções cerebrais.

  • Cacau: favorece a produção de endorfinas, substâncias do cérebro que fazem você se sentir bem.

  • Gérmen de trigo: rico em minerais e antioxidantes

  • Óleo de linho: possui ácidos graxos essenciais

  • Queijo parmesão: fonte de tirosina, um aminoácido precursor da dopamina, que favorece a memorização e a aprendizagem.

  • Uma dieta balanceada traz benefícios não só para o corpo como também para p cerébro. Além disso, existem alguns alimentos  ricos em vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais que podem ajudar a nutrir o cérebro

4) Exercite o cérebro

Quanto mais usar o intelecto, melhor, porque mantém o cérebro ativo. "Cérebro menos utilizado não tem a mesma agilidade. A sua desenvoltura cai." Portanto, estude, leia, use a criatividade. Até jogos e palavras-cruzadas colaboram. Mantenha-se ativo.

5) Atividade física

A atividade física é uma grande aliada. Traz bem-estar, deixa a pessoa menos ansiosa e trabalha condições importantes do cérebro, porque é um exercício mental. A sugestão é colocar o corpo em ação ao menos 30 minutos por dia. Vale exercícios leves, como caminhada. Um estudo recente, divulgado pelo portal Aol, do Reino Unido, diz que a memória de curto prazo melhora 20% ao passear pela natureza ou apenas olhar a imagem de uma paisagem verde. Que tal suar a camisa ao ar livre?

6) Relaxe

O estresse mental, causado pelo acúmulo de funções e correria do dia a dia, prejudica todo o organismo, inclusive o cérebro. "Em longo prazo, pode aumentar risco de insônia, depressão e ansiedade." A melhor maneira de driblar o incômodo é buscar o tão necessário relaxamento. Aproveite os dias de descanso para realmente deixar a cabeça longe dos problemas. Faça o que gosta: ioga, dança, natação, caminhada.

Procure sempre um médico se sentir que algo não está bem.

CUIDE & SE CUIDE

bottom of page